Meu Dinheiro
Meu Dinheiro - Controle Financeiro Pessoal e Empresarial

Como economizar para investir?

Como economizar para investir?

Muitas vezes decidimos economizar uma graninha para conseguir realizar algum sonho ou ter uma reserva de segurança. Economizar é uma atitude inteligente que contribui de forma muito positiva para a vida das pessoas. Mas, o que fazer com o dinheiro que está sendo guardado? Colocar no cofrinho? Será mesmo que essa é a melhor opção?

Uma boa saída pode ser investir o dinheiro. Dessa forma, ele ficará rendendo enquanto você economiza. Mas, para saber qual opção se encaixa melhor ao que você pretende fazer, antes de tudo, você precisa saber até onde quer chegar.

Estabeleça um objetivo

Tudo fica mais fácil quando você sabe onde quer chegar. Há uma frase muito popular que diz “Para quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve.” Sem objetivos bem definidos você pode se perder no caminho dos seus sonhos. Por isso, antes de tomar qualquer atitude, determine o que você quer.

É uma casa? Um carro? A viagem dos sonhos? A faculdade do filho? Uma aposentadoria tranquila? Sonhos com certeza não faltam. A partir do momento em que você decide o que quer, poderá traçar o caminho para chegar até lá. Para isso, você vai precisar de um bom controle financeiro.

Faça o controle financeiro

Um passo muito importante quando se quer economizar para investir é ter um bom controle financeiro. Nem todo mundo que investe já tem um capital grande para aplicar. Salvo as exceções, como a venda de um bem ou o recebimento de uma herança. Quem começa do zero precisa se planejar para adquirir capital.

E para isso, é indispensável saber ao certo quanto ganha e quanto gasta. Nesta hora, o “achismo” não tem vez. “Eu acho que gasto cerca de um valor X por mês.” Pensamentos nesse sentido precisarão ficar de fora.

A partir do momento que você sabe exatamente qual é sua receita e suas despesas, você poderá passar para o próximo passo: definir quanto você vai poupar por mês.

Poupe para investir

Poupar dinheiro não quer dizer investir na poupança. Poupar é separar uma parte da renda para um determinado fim. Por isso, ao fazer o controle financeiro e saber quais são seus gastos e despesas, você poderá determinar quanto vai guardar por mês.

Depois de se esforçar para conseguir juntar suas economias, nada mais justo do que aplicar o dinheiro em uma modalidade em que ele seja bem remunerado. O rendimento poupança é baixo, por isso, pode não ser a melhor opção para você.

Quanto é preciso para começar a investir?

Dentre as diversas modalidades disponíveis no mercado, existe uma que oferece boas taxas de rendimento e não exige valor mínimo: a Bolsa de Valores. Este ambiente onde são negociados ações, índices, moedas, commodities e etc., oferece muitas opções para todo o tipo de perfil.

Porém, mesmo sem precisar de um valor mínimo para entrar neste mercado, especialistas recomendam que o investidor comece com cerca de R$ 5.000 para conseguir manter a saúde de seus investimentos. Dessa forma, é possível cobrir taxas e conseguir realizar lucros.

Como começar a investir na Bolsa de Valores

Diferente do que muitos pensam, não há mistério para começar a investir na Bolsa de Valores. O primeiro passo é abrir conta em uma corretora, ela será a ponte entre você e a Bolsa de Valores. Depois disso, será preciso apenas transferir seus recursos e começar a investir.

Todo aquele processo de controlar e poupar só vai fazer sentido se você fizer o bom uso do dinheiro no fim das contas. De nada adianta trabalhar pesado e deixar o dinheiro em baixo do colchão perdendo poder de compra. Os mesmos R$ 10.000 economizados há 10 anos atrás, hoje, não compram as mesmas coisas que naquela época.

Deste modo, fique atento às opções de investimento que você escolherá para aplicar o seu dinheiro. Busque oportunidade rentáveis que poderão valorizar de verdade a você e ao seu dinheiro.