Controle de empréstimos com Gerenciador Financeiro

post-blog-capa

Meu nome é Jean Sampaio, faço parte da equipe do Meu Dinheiro e hoje vou falar um pouco sobre como controlar empréstimos para terceiros dentro do Gerenciador Financeiro Meu Dinheiro.

Este tipo de controle é muito comum e necessário para maioria das pessoas. É importante realizá-lo de maneira adequada para que os relatórios do sistema não acabem refletindo informações incorretas devido ao registro errado desta operação. A primeira coisa que temos que ter em mente é que ele, o dinheiro, não deve ser lançado como uma despesa, afinal, trata-se de um empréstimo e a expectativa de quem empresta é que esse dinheiro volte para sua conta de origem um dia. 

Apesar de representar uma saída da sua conta, tenha claro em mente que o valor emprestado não é uma despesa sua, ele não diminui seu patrimônio, por isto deve ser controlado com auxílio de lançamentos de transferências, conforme detalho abaixo:

A solução que eu uso para controlar os empréstimos para terceiros através da minha conta do Meu Dinheiro é, a criação de uma conta auxiliar do tipo Outros, considerando o saldo daquela conta como Disponível no Futuro. Faço a identificação da conta com o nome da pessoa ou empresa, depois faço a transação da minha conta de origem para a conta de destino. Dessa forma, na hora de visualizar o extrato da conta, o saldo positivo na indica que há uma dívida daquela pessoa comigo.

Caso a pessoa para quem você emprestou o dinheiro tenha pago algum valor extra, um juros pelo empréstimo, basta registrar uma receita na conta do empréstimo antes de realizar a transferência que irá zerar o saldo da conta de empréstimo.

Após a restituição do valor, inativo a conta no sistema do Meu Dinheiro.

Importante:  Se você for o tomador do empréstimo, o raciocínio é o mesmo, só que da forma inversa e os juros deixam de ser receitas para se tornarem despesas.

686881fe45bb7e28cf947c17b0c08fdc

————————————————————————————————————————–

Para as próximas semanas iremos liberar mais dicas rápidas de controle que a nossa equipe utiliza internamente para gerir o próprio patrimônio, se você utiliza uma outra forma de gestão financeira diferenciada compartilhe conosco e se as dicas forem relevantes para você, deixe um like e comente quais dicas gostaria de receber.

Em caso de dúvidas, basta abrir um chamado através da opção de fale conosco que a nossa equipe de suporte está disposição para auxiliá-lo.

 

jean-perfil

32 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Current month ye@r day *

Adicione o email no-reply@blog.meudinheiroweb.com.br aos seus contatos para que as respostas cheguem em sua caixa de entrada