Meu Dinheiro
Meu Dinheiro - Controle Financeiro Pessoal e Empresarial

O mês acabou e sobrou dinheiro? Confira dicas do que fazer com a renda extra!

O mês acabou e sobrou dinheiro? Confira dicas do que fazer com a renda extra!

Muitas vezes conseguimos poupar um pouco de dinheiro na conta, ou então recebemos um abono salarial ou décimo terceiro salário, sem que tenhamos nos planejado para comprar algo ou fazer uma viagem. E tal montante vai — graciosamente — sobrar para você no final do mês. Que tal descobrir algumas coisas que você poderia fazer com essa renda extra?

Faça uma reserva financeira

Se você recebeu uma renda extra, talvez tenha pensado em aproveitar para gastar. Mas isso não é a coisa mais prudente a se fazer. Vale a pena, sobretudo se você ainda não possui uma reserva financeira, colocar a maior parte desse dinheiro em um investimento seguro, para que continue a render. Assim, você terá uma vida financeira mais tranquila se economizar parte do dinheiro extra que vier a receber, ainda melhor se for algo que vá se repetir (como um abono fixo ou aumento de salário).

Não solte as rédeas da situação para se adaptar rapidamente ao novo estilo de vida que a nova renda poderia lhe proporcionar, mas continue, ao menos por alguns meses, conservando seu estilo de vida atual.

Se você não está acostumado a fazer aplicações financeiras, deixe sua renda extra na poupança. Além de ter regras muito simples, o tipo de investimento praticamente não apresenta riscos. Por isso, também, sua rentabilidade é baixa. Mas uma vantagem importante é poder ter acesso, sem burocracia ou demora, ao valor que você tem depositado em sua poupança na hora em que precisar.

Pague suas dívidas

Se você tem dívidas em seu nome, com certeza os juros de tais débitos serão maiores do que qualquer eventual aplicação financeira que você escolher poupar sua renda extra. Portanto, é válido que você consiga se liberar logo dessas obrigações. Neste caso, caso sobre ainda parte do dinheiro a mais que recebeu no período, não gaste, mas guarde-o em uma aplicação, a fim de evitar que tenha problemas financeiros no futuro.

Aumente seu estilo de vida de maneira sustentável

Não há nada de errado em aumentar seu consumo rotineiro, desde que faça isso de maneira bem planejada e com boa visão da situação. Se a sua renda extra for constante, você não pode usar todo o acréscimo mensal para aumentar seu estilo de vida. Deve-se avaliar o que de fato vai receber acima da inflação, e usar apenas parte disso para comprar produtos novos, fazer viagens e cobrir novas despesas que você desejar, de forma que a outra parte seja guardada em uma aplicação mais segura no banco ou outra instituição financeira.

Antes de tomar a decisão de onde deve aplicar sua renda extra, pense bem em suas condições financeiras atuais e avalie o que seria mais prudente fazer. Muitas vezes o descontrole afunda as pessoas que passam a ganhar mais, e tudo isso em pouquíssimo tempo. Fique atento à uma boa gestão financeira para melhorar seu padrão de vida de forma sustentável .

E para você que não está conseguindo fechar suas contas no final do mês ou pretende aumentar ainda mais sua renda, clique aqui e confira 13 Maneiras de gerar renda extra e acrescentar seu salário.

Fonte: Finanças Forever