Meu Dinheiro
Meu Dinheiro - Controle Financeiro Pessoal e Empresarial

Quer ver seu dinheiro render? Fuja da poupança!

Quer ver seu dinheiro render? Fuja da poupança!

Seja pela grande facilidade ou por medo do desconhecido, atualmente muitos brasileiros ainda mantêm todo o seu dinheiro investido em cadernetas de poupança. Mas será mesmo que a aplicação mais popular do país é a melhor opção dentre tantas outras disponíveis no mercado?

A rentabilidade da poupança é diretamente influenciada pela taxa de inflação. No momento atual, devemos considerar as altas taxas que estamos presenciando. Dessa forma, ao aplicar o seu dinheiro na caderneta, você perde poder de compra enquanto o seu capital fica estagnado em uma situação desfavorável. Ele poderia estar aplicado em muitos outros tipos de investimento, com a mesma segurança e liquidez, mas com maior rentabilidade.

Agora é hora de rever as opções que você fez ao gerenciar o seu dinheiro. E é exatamente isso que muitos brasileiros estão fazendo no momento. Em 2016, houve um considerável declínio do rendimento poupança, tornando o investimento cada vez menos atrativo. Com isso, o número de retiradas das contas superou o de aplicações. Só nesse ano, entre os meses de janeiro e agosto, o país presenciou um volume de retiradas que totalizou mais de R$ 48,1 bilhões.

Está pensando em sair da poupança? Então este artigo é para você! Selecionamos algumas dicas que podem te ajudar a escolher outro tipo de investimento e fazer o seu dinheiro render de verdade:

Conheça os produtos do Mercado Financeiro

Atualmente existem inúmeras opções para aplicarmos nossas economias. Então, é sempre interessante conhecer todos os produtos oferecidos pelo mercado financeiro, analisando cuidadosamente seus prós e contras. Assim, será mais fácil decidir qual irá melhor se alinhar com as suas expectativas e possibilidades. Se educar é o primeiro passo para tomar as melhores decisões para você!

Defina quais fatores você considera como prioridades na hora de investir. Você busca um investimento mais seguro? Está à procura das opções que oferecem maior rentabilidade? Precisa de uma opção com liquidez diária ou não se importa de aguardar o fim do prazo? Tudo isso é importante na hora de escolher o destino do seu capital.

Mesma segurança, maiores lucros

Grande parte da popularidade da poupança se deve à segurança que a modalidade oferece. Isso se dá uma vez que o tipo de aplicação é garantido em até R$250 mil por CPF pelo FGC, Fundo Garantidor de Crédito. Com isso, em caso de falência da instituição financeira, o valor aplicado por você dentro deste limite fica assegurado pelo órgão.

Contudo, no mercado existem outras opções que também são garantidas pelo FGC, mas que oferecem uma rentabilidade muito superior à poupança. Dessa forma, elas te possibilitam maiores lucros enquanto são tão seguras quanto a poupança.

Alguns investimentos garantidos pelo FGC:

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

LCI (Letras de Crédito Imobiliário)

LCA (Letras de Crédito do Agronegócio)

Fique de olho na rentabilidade

Agora que já sabemos que a rentabilidade oferecida pela poupança estaria desvalorizando o seu dinheiro, podemos procurar outras alternativas para você! Para quem busca lucrar de maneira expressiva, a Bolsa de Valores pode ser uma excelente opção.

No Mercado de Ações você pode comprar ativos de diversas organizações, como por exemplo da Petrobras (PETR4) e da Vale (VALE5). Além disso, a bolsa oferece diversas opções para todos os tipos de perfil. Para os mais tradicionais é possível montar uma carteira a longo prazo, já aqueles mais arrojados, que tem interesse em lucrar com as flutuações diárias, podem operar em uma modalidade conhecida como day-trade.

Quer fazer o seu dinheiro render em dobro? Conheça a margem de garantia!

Você sabia que pode utilizar dinheiro já investido para realizar um segundo investimento? Essa é a lógica de funcionamento da margem de garantia. Fazendo uso desse mecanismo, você tem a possibilidade de colher frutos em duas aplicações diferentes com o mesmo capital.

Podem ser utilizados como margem de garantia:

Ações

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

Títulos Públicos

Neste sentido, você pode recorrer aos seus papéis do Tesouro Direto como margem de garantia para comprar ações, por exemplo. Vale lembrar que para saber como investir na bolsa de valores da maneira inteligente é imprescindível estudar o mercado, realizando seus investimentos com maior segurança e eficiência.

Viu como o seu sucesso financeiro pode vir de outros tipos de aplicação? Atualmente a poupança não oferece vantagens exclusivas que justificariam escolhê-la como investimento. Muito pelo contrário, na verdade, hoje ela desvaloriza o dinheiro de quem aplica. Agora você já conhece boas alternativas que podem te ajudar a realizar maiores lucros sem deixar de lado fatores como segurança, por exemplo!

E você, está pensando em abandonar a poupança e escolher outro tipo de aplicação? Conta para gente aqui nos comentários!