Meu Dinheiro
Meu Dinheiro - Controle Financeiro Pessoal e Empresarial

Saiba como solicitar e conseguir empréstimos sem cair em armadilhas

Saiba como solicitar e conseguir empréstimos sem cair em armadilhas

O começo do ano traz muitas esperanças, ânimo e resoluções a serem cumpridas. Mas, junto com toda essa renovação, chegam também as famosas contas de janeiro/fevereiro, como IPVA, IPTU, matrícula na escola e na faculdade. Para dar conta de quitar todos os carnês, muita gente acaba recorrendo a empréstimos bancários. E é nesse momento que a atenção deve ser redobrada para não cair em armadilhas financeiras ou, pior, ser vítima de alguma das muitas fraudes praticadas no mercado.

O cartão de crédito também faz parte das alternativas utilizadas para aliviar o orçamento nesta época do ano, uma vez que você compra agora e só paga no próximo mês. Para os iniciantes no tema, existem dicas importantes para que o primeiro cartão só traga benefícios.Já no que diz respeito à solicitação de empréstimos, separamos algumas dicas para lhe ajudar durante todo o processo.

Informação é tudo

Primeiramente, pesquise as condições e os termos do banco em que vai buscar o empréstimo, bem como o perfil de cliente que ele atende. Estar completamente ciente da situação das suas finanças também é fundamental para conseguir a quantia desejada e evitar surpresas desagradáveis. Finalmente, pesquise as taxas de mercado e não tenha receio de iniciar um relacionamento em um novo banco se as condições oferecidas forem melhores.

Tudo comprovado

Se for solicitar um empréstimo para pessoa jurídica, informe-se antes sobre a relação de documentos necessários para conseguir o dinheiro. Para evitar que o processo demore mais do que o esperado, mantenha atualizadas as certidões e os documentos constitutivos de sua empresa e trabalhe sempre em parceria com seu contador. Manter os tributos e contribuições federais em dia também agiliza o repasse do dinheiro e evita constrangimentos.

Atenção aos golpes

Esse tópico merece atenção especial, pois os golpes ligados a empréstimos e financiamentos são cada vez mais constantes e fazem novas vítimas todos os anos.

Em primeiro lugar, fique atento a ligações telefônicas que solicitam dados pessoais e bancários. De acordo com o Serviço Central de Proteção ao Crédito, bancos e outras instituições financeiras não costumam realizar atualizações de cadastro por telefone. Atualizar os seus dados pelo telefone está liberado apenas quando é você mesmo que realiza a ligação. Em outros casos, fique atento.

Outro fator importante é não cair na armadilha do dinheiro fácil. Propostas muito tentadoras e com promessas de enriquecimento rápido são, na grande maioria dos casos, ciladas das grandes. Desconfie sempre.

Contatos por e-mail também são táticas cada vez mais utilizadas pelos criminosos. Por isso, jamais abra mensagens de empresas ou bancos. Se achar que o documento pode ser confiável, entre em contato antes com a empresa para garantir.

Autor:Guilherme Araujo Créditos:http://www.financasforever.com.br/