Meu Dinheiro
Meu Dinheiro - Controle Financeiro Pessoal e Empresarial

4 livros que devem estar na cabeceira de quem quer fazer melhores investimentos

4 livros que devem estar na cabeceira de quem quer fazer melhores investimentos

Investir não é uma tarefa fácil, principalmente no mercado financeiro atual, que sofre constantes flutuações e desvalorizações. Então, qual seria  a melhor forma de fazer novos investimentos? Se você não deseja contratar uma consultoria particular e especializada para te auxiliar nessa tarefa, existem diversos livros que podem te ajudar a escolher o melhor destino para o seu dinheiro.

Mas atenção! Nesse ramo, é importante contar com livros constantemente atualizados, que acompanhem as modificações do mercado e que melhor aconselhem seus leitores. Confira nossas dicas dos principais títulos de livros para investidores que queiram otimizar seus rendimentos:

“O valor do amanhã”, de Eduardo Giannetti

Esse livro de Giannetti traça uma análise completa sobre a relação entre investidores/consumidores e as taxas de juros. Como sabemos, as taxas de juros cobradas em empréstimos e compras, nada mais são do que as próprias taxas de rendimento, porém referentes aos credores e vendedores. Esse livro analisa os efeitos dos juros sobre a vida cotidiana das pessoas, inclusive sob perspectivas filosóficas (imediatismo de relações, preocupações financeiras e outros aspectos de nossa existência). Ou seja, é uma boa leitura para aqueles que procuram entender melhor sua relação com os gastos e a economia de dinheiro. Vale a leitura!

“Finanças comportamentais”, de Aquiles Mosca

Há muito tempo a teoria cognitivo-comportamental busca explicar os padrões de tomada de decisão das pessoas. Quando aplicada às finanças pessoais, essa linha de estudo psicológico tem muito a contribuir para nossas decisões de investimento e a desmistificação de certos conceitos que levamos em consideração ao alocar nossos ativos. Por meio de uma análise mais racional e lógica de nossos padrões comportamentais, Aquiles Mosca acredita que é possível evitar perdas e investimentos fadados ao fracasso.

“Iludido pelo acaso”, de Nassim Nicholas Taleb

“Iludido pelo acaso” não é propriamente um livro para iniciantes. Para aqueles investidores que já possuem certo conhecimento sobre o mercado de negociação de valores móveis, Nassim apresenta minuciosa análise sobre o funcionamento das transações de ações. Além disso, retrata-se a obsessão dos investidores em relação à necessidade de prever o preço futuro de ações. O autor utiliza diversos exemplos cotidianos para ilustrar sua linha argumentativa e contribui para a conscientização dos leitores acerca de seus próprios padrões de expectativa e de ilusão em relação ao mercado de ações.

“Manias, pânico e crashes”, de Charles P. Kindleberger

Esse é um bom título para aqueles investidores que temem as bolhas financeiras e que procuram obter maior conhecimento sobre esse fenômeno para assegurar a manutenção de seus investimentos. Por meio de relatos históricos e factuais das crises do passado, Kindleberger identifica tendência de crescimento da frequência desses incidentes e a relaciona à expansão do próprio capitalismo na contemporaneidade. O olho treinado do autor auxilia investidores de todos os tipos a identificar traços comuns a essas crises e, quem sabe, se antecipar a determinados contratempos futuros.

O que achou de nossas recomendações de livros? Pronto para fazer os investimentos que melhor se encaixam com seu perfil? Ainda tem dúvidas ou sugestões de outros títulos? Deixe aqui seu comentário e contribua para a discussão!