Meu Dinheiro
Meu Dinheiro - Controle Financeiro Pessoal e Empresarial

7 atitudes que te impedem de ter sucesso em seus investimentos

7 atitudes que te impedem de ter sucesso em seus investimentos

O artigo de hoje é um colaboração da empreendedora Tatiana Adelino. Um conteúdo muito bacana, esperamos que gostem.

Apostar em um bom investimento é a melhor opção para realizar as metas, sonhos e objetivos que tanto almejamos. Quem não quer contar com uma aposentadoria tranquila, morar em uma casa própria, abrir o seu próprio negócio e até mesmo curtir uma grande viagem? E quem não quer ter sucesso nos investimentos que faz?

Acontece que investir bem e ter bons resultados não é tão simples assim. O seu comportamento, hábito e inclusive o seu planejamento para realizar um bom investimento pode fracassar se você não parar para pensar e estruturar bem o que quer e o que pode fazer. Por vezes fazemos o melhor, mas ainda assim não alcançamos aquilo que queremos, mas pequenos detalhes fazem a diferença e você pode errar onde menos imagina. E é por isso que quero compartilhar aqui: as 7 atitudes que te impedem de ter sucesso em seus investimentos.

1 - Não guardar o capital suficiente para realizar o seu investimento

O primordial é fazer um bom planejamento financeiro. Você consegue guardar um dinheiro todo mês para destinar aos seus investimentos? Isso é fundamental! Todo mundo fala em mudanças em relação à vida financeira e aos investimentos, sempre a mesma conversa de economizar e não sai do lugar. O que realmente possibilitará a você uma mudança em relação aos seus investimentos é como você cuida da sua relação com seu dinheiro. Isso significa que ganhar, poupar, economizar e gastar deve ser controlado e sempre que necessário, repensado.

2 - Tomar decisões precipitadas

Um dos erros mais frequentes são as decisões precipitadas, baseadas apenas no emocional e não no racional. Anote aí esta recomendação: não dá para se decidir sobre o um tipo de investimento e desistir sem ao menos ter aguardado o prazo de retorno do mesmo. Pesquise, avalie e escolha os melhores produtos financeiros. O americano Warren Buffett - um dos homens mais ricos do mundo - já dizia aos mal informados e impacientes: “Compre o que você conhece - você deve entender o que está comprando - e saia na hora certa!”

3. Não entender as taxas que você paga pelos seus investimentos

É muito importante que você domine a rentabilidade da sua aplicação. Para quem investe e não tem muita experiência e entendimento, pode tomar decisões errôneas e porventura deixar de aplicar em uma modalidade que daria mais lucro que uma outra.

4. Optar somente por um tipo de investimento

De acordo com Márcio Placedino, sócio-fundador da Toro Radar:: “Se é a primeira vez que você vai investir, diversifique sempre que puder. Colocar todas as fichas em apenas um investimento não é nenhum pouco aconselhável”. A diversificação de investimentos possibilita maximizar o retorno de uma carteira, reduzindo a possibilidade de riscos. Mas, ainda assim não esqueça que a diversificação não garante que você não terá perdas.

5. Ter medo de perder dinheiro

Já parou para pensar que a maioria dos brasileiros acredita que o único tipo de investimento seguro é aquele no qual se deixa o dinheiro aplicado na poupança? A preferência se dá pela simplicidade e facilidade de iniciar esse investimento, mas nem tudo que é bom vai estar na sua zona de conforto. Pois bem, segurança e simplicidade você pode encontrar na Renda Fixa, através do Tesouro Direto ou do CDB, por exemplo.

Certamente o medo de perder dinheiro está ligado à falta de conhecimento em outros tipos de investimento, tão seguros e rentáveis quanto a poupança. E na Renda Fixa é possível você saber o quanto você vai receber no final, já no ato da compra.

6. Preferir não investir porque a rentabilidade é baixa

Este tópico envolve o bom e velho costume do brasileiro de ser imediatista. Para os apressadinhos de plantão, vale a dica de não desistir nos primeiros meses e obedecer o prazo necessário para realizar o objetivo desejado.

Engraçado que se o assunto é investir dinheiro, a maioria das pessoas quer que em um passe de mágica tudo aconteça, mas não há fórmulas prontas nem receitas milagrosas para ter bons resultados e uma vida financeira saudável e próspera. O único segredo que poderia indicar para vocês é que sejam persistentes, pacientes e tenham disciplina quando se propuserem a investir capital no mercado financeiro.

7. Investir no limite de seu salário

Voltamos ao planejamento financeiro. É muito importante que você acompanhe as suas receitas e despesas para não jogar o seu futuro financeiro nas mãos da sorte! Acredito que você não tem a intenção de fazer isso, certo? É importante reservar uma parte do seu salário, inclusive para imprevistos, já que uma vez ou outra aparecem aqueles gastos extras que não esperávamos, seja com filhos, casa ou saúde. Se seu salário está bem dividido para suas despesas e ainda assim sobra uma boa quantia para investir, você poderá começar seus investimentos sem apertar o orçamento no futuro e evitará comprometer tanto seus investimentos quanto a renda familiar.

E se me permite mais uma dica, não pare de estudar e sempre que puder se atualize sobre o mercado. Conhecimento nunca é demais e ninguém sabe sobre tudo, sempre há algo a se aprender, inclusive quando se trata de cuidar do seu dinheiro.

Autora: Tatiana Adelino, 38 anos é empreendedora e responsável pela Gestão da área de sucesso do cliente na Toro Radar.

.