Meu Dinheiro
Meu Dinheiro - Controle Financeiro Pessoal e Empresarial

Como a mudança de hábitos pode te ajudar a economizar dinheiro

Como a mudança de hábitos pode te ajudar a economizar dinheiro

Criar novos hábitos não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, você começa determinado a mudar, mas, depois de algum tempo, a motivação esfria e você simplesmente esquece o que é necessário ser feito. Mas para fazer o salário durar até o fim do mês – e sobrar para a poupança – é preciso parar e repensar os hábitos de consumo, seus e da sua família!

Quer saber o segredo para criar bons hábitos financeiros? Então confira a resposta no artigo de hoje para aprender a criar as rotinas financeiras necessárias e uma vida mais sustentável:

Por onde começar?

Não tente mudar tudo de uma só vez! Certamente, você não irá transformar os seus hábitos de consumo de uma hora para outra. Antes disso, é preciso começar devagar e incorporar novos hábitos gradualmente.

Para mudar seus hábitos financeiros, é preciso iniciar com as pequenas mudanças – que inspiram outras transformações maiores – até que você tenha mais controle sobre as finanças de maneira automática e natural. Não se esqueça de criar as condições necessárias para incorporar naturalmente os novos hábitos na sua vida cotidiana.

Quer saber como cultivar hábitos mais sustentáveis? Então acompanhe nossas dicas para ter mais controle sobre a sua situação financeira:

Tenha menos dinheiro na carteira

Quer uma ação simples e efetiva para mudar seus hábitos financeiros na hora? Tenha menos dinheiro na mão! Quanto maior for o seu limite, mais fácil será gastar por impulso e menor será o seu controle sobre as finanças. Portanto, crie uma “diária” para você mesmo, definindo quanto você pode gastar no dia e coloque apenas esse valor na carteira. Além disso, deixe o cartão de crédito em casa ao menos nos dias de semana para evitar gastos desnecessários.

Pague à vista

Comprar à vista é essencial para não ter sustos na vida financeira. Quem paga à vista não paga juros e tem maior poder de barganha na hora de negociar um desconto. Outra medida eficiente – mas extrema – é cancelar todos os cartões de crédito e pagar tudo no débito ou em dinheiro. Assim, você reduz as compras por impulso gasta apenas o que você pode. Mesmo se for uma compra grande, você pode sempre recorrer a um crediário.

Evite comprar por impulso

Comprar por impulso é sempre ruim para as finanças. Uma boa medida para evitar essa situação é fazer sempre listas de compras, mesmo que não for para ir ao supermercado. Antes de comprar, pare e analise: é por desejo ou por necessidade? De vez em quando, satisfaça seu desejo, mas não todos de uma vez só!

Defina prioridades para seu dinheiro

O que você deseja adquirir no futuro? Muitas vezes, é preciso definir metas claras para se estimular a economizar com mais facilidade. Portanto, defina quais são as prioridades do seu dinheiro e defina uma meta, seja ela qual for. Assim, é mais fácil inspirar você e sua família a economizar sistematicamente e colher bons frutos no futuro!

Adote um novo estilo de vida

Adote um estilo de vida mais consciente e equilibrado! Incorpore novos hábitos financeiros, um de cada vez, e anote, pesquise e analise seus gastos. Assim, com o tempo você vive de uma maneira mais sustentável e passa a realizar certas rotinas de maneira automática e natural.

Agora chegou a hora de aplicar as nossas dicas para economizar dinheiro e transformar sua vida financeira. Não se esqueça de deixar um comentário contando suas experiências!

Fonte: Finanças Forever