Como utilizar o módulo de cartões de crédito do Meu Dinheiro
Estamos inaugurando hoje uma série de posts com dicas de utilização das principais funcionalidades do Meu Dinheiro e vamos iniciar com o módulo de cartões de crédito.
O módulo de cartões de crédito do Meu Dinheiro é um dos seus principais diferenciais, pois é o mais completo do mercado, possuindo todos os recursos para administração de um ou mais cartões de crédito, entre os quais podemos destacar:
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Controle de cartões do titular e adicionais;
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Importação de lançamentos a partir de planilhas Excel e arquivos OFX/OFC;
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Possibilidade de utilizar regras de preenchimento que facilitam a classificação dos lançamentos mais comuns, tanto na sua inclusão, quanto na importação dos lançamentos;
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Possibilidade de registrar saques e pagamentos de contas de consumo, inclusive pagamento da fatura de um cartão utilizando outro;
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Possibilidade de lançar despesas através de aplicativos para Android e Iphone, utilizando também regras de preenchimento nestes dispositivos;
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Funções de fechamento e reabertura de fatura;
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Possibilidade de ver a prévia da fatura nas movimentações financeira, atualizando em tempo real o fluxo de caixa à medida que as despesas são lançadas;
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Possibilidade pagamento/agendamentos de pagamento parcial e total, com lembretes de vencimento;
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Possibilidade de mudança de dia de vencimento, desativação de cartão e inclusão de novos adicionais;
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Controle de limites e resumos prévios das faturas claros e detalhados por plástico;
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Possibilidade de lançar despesas parceladas e fixas, como por exemplo débito de TV por assinatura;
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Possibilidade de fazer lançamentos para próxima fatura, sem ter concluído o fechamento da fatura atual;
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Várias opções de filtros de lançamentos;
O módulo de cartões de crédito do Meu Dinheiro funciona assim:
O primeiro passo é cadastrar a conta cartão e definir o saldo inicial da primeira fatura que se deseja controlar, se a conta vai compor o o saldo financeiro mensal (Importante para que se veja uma prévia da fatura nas movimentações e fluxo de caixa) e qual conta vai ser usada para pagamento. É fundamental ter uma outra conta já cadastrada para ser usada no pagamento da fatura, que é uma transferência;
É importante ter em mente que o valor do saldo inicial do cartão vai depender de quando se deseja iniciar o controle e de quanto foi pago na fatura anterior ao início do controle. Digamos que a última fatura recebida do banco, ou seja a última fatura fechada, tem o vencimento em 28/04/13, seu valor é de R$500,00 e que foi realizado o pagamento total. O ideal neste caso é cadastrar a conta com “Próximo Venc.” igual a 28/05/2013 e “Saldo fatura 28/04/2013” igual a zero, pois foi realizado o pagamento integral. Se o pagamento tivesse sido de apenas R$300,00, o saldo seria R$200,00 (Diferença entre o valor total da fatura e o valor pago);
A partir dai, é necessário lançar todas as despesas para compor o saldo fatura de 28/05/2013, conferir os valores lançados no sistema com a fatura fechada pelo banco e fazer eventuais ajustes que se fizerem necessários, até que o valor da fatura do sistema bata com a fatura gerada pelo banco. Depois disto é só fechar esta fatura no sistema e realizar o agendamento do pagamento da mesma;
Este procedimento deve ser repetido todos os meses para as próximas faturas;
Utilizando o Meu Dinheiro como aliado, os cartões de crédito podem se tornar uma excelente ferramenta para ajudá-lo a gerenciar melhor suas finanças.