Dicas para tornar o seu controle financeiro mais simples
Mesmo utilizando o Meu Dinheiro, fazer um bom controle financeiro demanda uma certa dose de paciência, disciplina e tempo. O controle financeiro ideal é aquele em que todas as receitas e despesas são lançadas, mesmo aqueles gastos de valores menores, mas que acumulados geram um impacto significativo ao longo do tempo.
O início, como tudo que requer mudança de hábito, exige um pouco mais de esforço, como começar uma academia, por exemplo. Mas à medida que for, gradativamente, incorporando o controle financeiro à sua rotina, os benefícios começarão a aparecer e os sonhos se tornarão possíveis. Isto será um grande fator motivacional para continuar com o planejamento financeiro.
Seguem abaixo algumas dicas de utilização do Meu Dinheiro que vão ajudar você a conseguir manter as suas finanças organizadas sem ter que gastar um muito tempo e energia com isto.
É muito importante antes de começar a lançar suas despesas e receitas, investir algum tempo configurando o sistema de acordo com sua realidade, cadastrar suas contas correntes, cartões de crédito e até quanto tem em dinheiro, criando uma conta particular para isto. Neste momento também é importante dar uma olhada na lista de categorias padrões do sistema, verificar se elas lhe atendem e fazer os ajustes necessários. Por último, nesta fase de configuração, avalie a necessidade de usar centro de custos e lucros. Se você tiver alguma dúvida sobre algum destes conceitos, consulte nossa página de perguntas frequentes.
Depois da configuração inicial, comece listando suas principais receitas e despesas fixas, aquelas que são recorrentes, como salário, energia elétrica, condomínio, etc. Importante não só lançar os gastos e receitas semanais e mensais, como também os anuais, como IPTU, IPVA, Licenciamento do automóvel, etc. Como muitas vezes você não saberá os valores exatos das despesas, deve lançá-las com um valor aproximado e corrigi-las à medida que souber o valor exato na confirmação do lançamento.
Você tem duas opções interessantes para fazer lançamento inicial destas despesas e receitas fixas:
a) Montar primeiro uma planilha Excel utilizando a planilha padrão do Meu Dinheiro e depois realizar a importação de todos os lançamentos;
b) Lançar direto no Meu Dinheiro pela tela de inclusão de lançamentos. Neste caso você pode aproveitar também para definir uma meta de mensal para os principais gastos;
O importante também é lembrar de marcar estes lançamentos como despesas e receitas fixas, definindo qual a periodicidade de repetição e definir quando quer receber lembretes dos mesmos. Desta forma você faz o principal trabalho apenas uma vez e os sistema se encarregada do resto, inclusive projetando o seu fluxo de caixa futuro.
Depois de cadastradas as despesas e receitas fixas, o próximo passo é lançar eventuais despesas parceladas já existentes. Neste caso é importante definir a quantidade de parcelas totais e a parcela inicial que deseja controlar. A partir o sistema se encarrega de gerar automaticamente todas as parcelas nas datas de vencimentos e atualizar seu fluxo de caixa. Não se esqueça também de fazer o mesmo para eventuais despesas parceladas no cartão de crédito.
A terceira etapa do controle financeiro é o lançamento diário das pequenas despesas e o acompanhamento periódico dos saldos das contas, conciliando as mesmas com os saldos de suas contas no banco, através da importação de seus extratos bancários. É esta etapa que vai requerer maior disciplina e que vai depender mais de você do que do sistema. Ainda assim algumas dicas podem facilitar bastante o seu dia a dia:
-
Crie regras de preenchimento para aquela despesas frequentes com almoço, lanche, padaria, supermercados, etc. As regras de preenchimentos facilitam muito o lançamento destas despesas no sistema, pois a classificação se torna automática, mesmo na importação;
-
Defina Metas de orçamento, pois além de te ajudar a controlar seu orçamento, você também pode ter uma prévia do seu fluxo de caixa no mês, já considerando as metas previstas;
-
Utilize o celular para lançar as pequenas despesas do dia a dia, pois além de evitar o esquecimento, você sincroniza este lançamentos com a web assim que tiver uma conexão de internet;
Esperamos que estas dicas facilitem seu dia a dia, mas caso precise de mais ajuda, utilize a ajuda interna do sistema, a página de perguntas frequentes (FAQ) e a outras dicas deste Blog e não hesite em entrar em contato conosco através do nosso fale conosco clicando no botão com o ícone do telefone no menu.