Meu Dinheiro
Meu Dinheiro - Controle Financeiro Pessoal e Empresarial

Seguro de vida: Saiba como escolher o melhor pra você

Seguro de vida: Saiba como escolher o melhor pra você

O seguro de vida vem crescendo a cada ano no Brasil. Você pode contratar um por diversos motivos, seja para garantir que seus filhos não fiquem desemparados em caso de morte ou invalidez, devido a ausência da sua renda, ou até mesmo para que eles tenham condições de pelo menos arcar com os custos do inventário pós morte caso você já tenha um patrimônio que já julgue considerável e suficiente para garantir um mínimo amparo para seus familiares.

Há uma série de características a serem analisadas – e a maioria pode ser feita de maneira autônoma. Assim como em outros benefícios, busque o mais adequado ao seu perfil com calma, evitando adquirir o primeiro que surgir. Abaixo, listamos uma série de características que apontam como escolher o melhor seguro de vida para você:

Conheça as opções de cobertura

Diferentes produtos e uma série de coberturas. Os seguros de vida são ideais para qualquer pessoa, pois podem ser adequados ao perfil do beneficiário (e dos beneficiados). Dessa forma, para escolher o melhor para você, é preciso analisar as coberturas da apólice. Entre as principais estão:

  • Morte acidental, natural ou ambas;

  • Invalidez temporária ou permanente;

  • Invalidez por doença ou acidente;

  • Assistência médica em caso de doenças;

  • Benefício para a família em caso de morte e/ou invalidez;

  • Desemprego e/ou queda na renda.

Perceba: algumas coberturas, como em caso de assistência médica ou com rendimentos familiares, podem ser cobertas por outros produtos financeiros que geram melhores dividendos; enquanto outras, como a invalidez e morte, configuram-se como as melhores opções. Tudo de acordo com a sua necessidade.

Seguro de vida ou “seguro-investimento”?

Também é preciso avaliar se você deseja contratar o seguro de vida como uma apólice para as coberturas acima descritas ou opta por uma modalidade que também atua como investimento. No segundo caso, há um benefício perfeito: o seguro de vida resgatável.

Ele possui quase as mesmas características do comum, diferenciando no preço e carência. Ao final do contrato (ou durante a vigência, mas com dividendos menores), é possível reaver o valor reajustado caso não utilize da cobertura do seguro de vida. Pode ser uma boa opção para não comprometer a renda.

Simule as opções

O seguro de vida possui várias modalidades como o individual e o familiar, por exemplo. Cada um deles conta com especificidades contratuais. Mas, em todos os casos, o melhor seguro de vida para você precisa passar por uma simulação.

Isso porque a diferença entre uma seguradora e outra pode trazer uma diferença bem razoável a longo prazo. Outro ponto é que, através da cobertura, possibilita-se achar melhores características como carência, grupos de riscos e reajuste de acordo com a idade.

Atenção ao contrato

Ao saber das principais características em como escolher o melhor seguro de vida para você, é importante destacar um último e precioso passo: atenção ao contrato. Isso porque algumas seguradoras podem não apresentar todos os detalhes, como a indenização a ser paga.

Dessa forma, procure empresas referências e que tenham experiência de mercado, sendo bem avaliadas pelos clientes. Com todas as etapas cumpridas, seu seguro de vida ideal permite uma vida mais tranquila – para você e para a sua família.

Quer mais dicas exclusivas como essa para saber como escolher as melhores opções no mundo das finanças e dos seguros? Leia os artigos que trazemos no nosso blog.