Meu Dinheiro
Meu Dinheiro - Controle Financeiro Pessoal e Empresarial

Sistema para substituir o Quickbooks Zeropaper

Sistema para substituir o Quickbooks Zeropaper

Depois do anúncio de encerramento das atividades do Quickbooks Zero Paper no Brasil, deu-se início a uma corrida dos usuários do Zero Paper pela busca de um novo sistema de controle financeiro que permita realizar a migração dos registros financeiros presentes no arquivo de backup disponibilizado pela plataforma.

O primeiro usuário que buscou migrar seus dados para o Meu Dinheiro compartilhou conosco sua planilha de backup. Foi possível verificar que ele realizava até controle de investimentos. Controle que com o Meu Dinheiro ele poderá fazer de uma forma muito mais completa e robusta em relação ao controle que ele realizava no QuickBooks Zero Paper.

O Meu Dinheiro é hoje a única plataforma de controle financeiro com sistema de controle de investimentos integrado e com controle de contas em moedas estrangeiras. Para quem está chegando agora, saiba que o Meu Dinheiro ainda conta com calculadora mensal de imposto de renda para investimentos em renda variável (ações, FIIs, etc) e relatório de apoio para declaração de ajuste anual de IR.

Caso você seja usuário do QuickBooks ZeroPaper e decida migrar para o Meu Dinheiro, saiba que é possível importar a planilha de backup do Quickbooks, basta adequar alguns dados da planilha para o padrão da planilha de importação de dados do Meu Dinheiro. Clique aqui para baixar a planilha padrão do Meu Dinheiro.

Antes de tentar adequar os dados da planilha de backup vale a pena uma reflexão. Até que ponto seu histórico de informações é tão relevante a ponto de você importar dados do passado ao invés de começar registrar as informações a partir do mês atual em diante, ou seja, começar do zero. Normalmente quando falamos em controle financeiro um dos pontos fundamentais são as projeções futuras de saldos e demais valores financeiros. Informações passadas são interessantes para efeito de comparação da evolução, mas cabe a cada um avaliar o esforço para o registro desta informações. Afinal de contas os sistemas são diferentes, possuem particularidades diferentes, logo dificilmente você encontrará um sistema que faça tudo exatamente da mesma forma como o sistema anterior que você utilizava.

Caso você queira ver comparativo entre alguns sistemas e suas funcionalidades, saiba que nós já fizemos um trabalho bacana neste sentido. Um comparativo bastante detalhado e completamente isento, confira no link a seguir. 

https://www.meudinheiroweb.com.br/comparativo-gerenciador-financeiro-pessoal/ 

Antes de tomar uma decisão, saiba que o Meu Dinheiro conta com curso em vídeo completo do sistema, documentação completa com imagens e animações grupo de usuários no Telegram e suporte via chamados, além de uma página de releases que mostra todas as melhorias e correções que são liberadas de forma constante https://releases.meudinheiroweb.com.br/

Agora se no final da sua avaliação você decidir pelo Meu Dinheiro e pela migração dos dados, segue abaixo o passo a passo.

Exportação e importação de dados no Meu Dinheiro

Para exportar os dados do Zeropaper:

  1. Acesse o QuickBooks com as suas credenciais através do computador.
  2. Clique no ícone de engrenagem, no canto superior direito da tela.
  3. Em Minha conta, clique na opção Backup.
  4. Nos campos De (data inicial)Até (data final), digite o período em que foram realizadas as movimentações das quais deseja fazer o download.
  5. ​Clique em Download para exportar a planilha.

Pronto, assim que exportar a planilha, suas movimentações estarão lá: categoria, a descrição, os centros de custos, entre outros.

Para importar os dados financeiros no Meu Dinheiro

Agora com os seus dados em mão, ajuste o nome das colunas da planilha de backup para que fiquem iguais ao padrão da planilha do Meu Dinheiro Clique aqui para baixar modelo. A ordem das colunas pode ficar diferente, o que importa é apenas o nome.

Depois de ajustar o nome das colunas é a hora de ajustar o algumas nomenclaturas, basta olhar a planilha padrão do Meu Dinheiro que é bem fácil de entender. Fique atento a coluna Tipo de lançamento, as nomenclaturas são diferentes do Zero Paper para Meu Dinheiro e você precisa ajustar isto.

Por exemplo, Recebimentos no Meu Dinheiro possui a nomenclatura de Receitas, Despesas fixas e variáveis, impostos, são definidos como Despesas apenas. Lançamentos de transferência tem o nome de Transferência apenas. Vale ressaltar que o Meu Dinheiro permite o controle de despesas fixas de variáveis seja realizado de outras maneiras. Qualquer dúvida abra um chamado na opção Fale Conosco ou dê uma olhada em nossa documentação na parte de criação de lançamentos.

A coluna de detalhes pode ter seu nome alterado para Observações.

A coluna Data do Pagamento deve ser renomeada para apenas Data.

A coluna Recebido de/Pago a deve ser renomeado para Conta de Transferência.

A coluna Pago, não existe no Meu Dinheiro, o controle de status dos lançamentos pode ser feito com uma edição em lote após a importação dos lançamentos, o Meu Dinheiro trabalha com 4 status diferentes, agendado, pendente, confirmado e conciliado. Consulte mais detalhes no link a seguir https://docs.meudinheiroweb.com.br/lancamentos/status-dos-lancamentos

. Com a planilha preenchida siga o passo a passo:

  1. Acesse o Meu Dinheiro pela web.
  2. Clique no link do Menu Principal, no canto superior esquerdo da tela.
  3. Com o menu aberto, clique na opção Importar lançamentos.
  4. Selecione o formato do arquivo .xlsx e clique em importar.

Se a opção for começar um novo controle

Para começar seu controle financeiro do zero, você pode optar por lançar os seus dados manualmente ou importar a sua fatura de cartão em .pdf ou arquivos de extratos bancários em diversos formatos. Neste caso Clique aqui para acessar a página do nosso manual que fala sobre a importação de lançamentos.

Vale destacar que estamos trabalhando para disponibilizar em breve a integração automática bancária. Este recurso também deve ajudar bastante a automatizar seu controle.

Em caso de dúvida, nossa equipe de suporte está de prontidão para ajudar. Basta acionar nosso suporte clicando no ícone de interrogação no canto superior direito da tela do sistema.

Caso escolha o Meu Dinheiro, seja muito bem-vindo e conte conosco.

Grande abraço e até o próximo post.