Meu Dinheiro
Meu Dinheiro - Controle Financeiro Pessoal e Empresarial

4 razões para começar a investir agora e melhorar seu controle financeiro

4 razões para começar a investir agora e melhorar seu controle financeiro

Outro excelente artigo enviado pelo nosso parceiro, Toro Radar. Conteúdo realmente relevante. Boa leitura.

O contexto político e econômico que estamos vivendo, no Brasil e em âmbito internacional, vem causando muitas incertezas. Taxas de desemprego elevadas, instabilidade política e conflitos em diversos países fazem muitos investidores ficarem em alerta máximo.

Em um cenário turbulento como esse muitas pessoas podem pensar que a melhor coisa a se fazer no momento é segurar a carteira. Entretanto, agora é justamente a hora de investir!

Pense em uma história de sucesso. Fica difícil encontrar algum caso interessante que não tenha passado por momentos difíceis, não é? São os percalços no caminho que criam as melhores oportunidades de crescimento. No mercado de ações, isso não é diferente.

Identificar as oportunidades em contextos adversos é uma das características essenciais ao investidor de sucesso.

Quer mais motivos para aplicar seu dinheiro? Confira, então, 4 razões irrefutáveis para começar a investir agora:

Maior controle financeiro

Em momentos de crise, o orçamento pode ficar comprometido. Nessas horas é preciso ter muita disciplina com as finanças. Ninguém quer contrair dívidas nem ficar com o nome sujo na praça, não é?

Se não tivermos um controle financeiro bem feito, as economias de toda uma vida podem ir por água abaixo. Isso não significa apertar os cintos e não gastar com nada. Mas sim saber usar o dinheiro de maneira inteligente.

Os aplicativos de controle financeiro podem ser ótimos aliados nessa hora. Saber onde e quando o dinheiro foi empregado facilita muito na hora de manter as contas em dia.

No mercado financeiro esse equilíbrio também conta muito. Ter controle de suas operações facilita na hora da tomada de decisão e evita que se corra riscos desnecessários. Além disso, o momento é propício para procurar novas oportunidades de investimento que sejam seguras e também mais rentáveis.

Poupadores estão se tornando investidores

Uma mudança de panorama vem contribuindo para criar oportunidades de investimento: os brasileiros estão deixando a poupança de lado. Com a taxa de inflação em alta, os rendimentos da poupança já não são mais vantajosos. Aliás, se fizer as contas verá que seu dinheiro se desvaloriza em vez de render mais.

O próprio Banco Central divulgou dados que comprovam isso. Os três primeiros meses de 2016 foram os piores para a poupança em dez anos. A quantidade de pessoas retirando o dinheiro de lá superou o volume de depósitos. Em números isso corresponde a cerca de 24 bilhões de reais sendo retirados da poupança.

Isso significa que os brasileiros estão ficando mais exigentes em relação a seu dinheiro. Essa guinada pode ser o início de um crescimento exponencial de investidores no Brasil. Você vai ficar de fora dessa?

Grandes oportunidades à vista

Outra transformação que vem acontecendo é em relação à Bolsa de Valores. Nos últimos dez anos, o número de investidores pessoa física ativos na Bovespa quase triplicou. E a presença de mulheres também cresceu significativamente. Isso quer dizer que os investidores estão percebendo o grande potencial de investimento que a bolsa proporciona.

Atualmente, diversas empresas negociam suas ações com valor mais baixo do que o preço de balanço. Ou seja, agora é a hora de investir! Com as ações mais baratas você poderá lucrar bastante quando a conjuntura econômica estiver mais favorável e as ações se valorizarem.

Grandes investidores sabem que é justamente quando as pessoas estão com receio do mercado que se deve explorá-lo, sem abrir mão da visão estratégica obviamente. Quem tiver maturidade e disciplina para investir agora poderá ser um vencedor daqui a alguns anos!

**Mais facilidade para investir **

De nada adianta ter várias oportunidades pela frente se não puder aproveitá-las. A boa notícia é que investir dinheiro está cada vez mais fácil!

O amplo acesso a informação relevante principalmente no meio digital ajuda até os leigos a começar a investir. Existem, inclusive, empresas especializadas em fazer análises e que oferecem consultorias sobre o mercado de ações. Dessa forma, o investidor se sente mais seguro para tomar uma decisão de investimento já que foi orientado por um profissional qualificado.

Além disso, a execução da compra e venda de ações é muito mais simples hoje em dia. Você precisa apenas de um computador e uma conta em uma boa corretora. Através de uma plataforma de home broker você vai operar na bolsa com apenas poucos cliques!

Essas interfaces online com a bolsa dão mais agilidade e poder de reação aos investidores. A inovação está tão presente que existem até aplicativos para o celular! Isto é, onde quer que esteja você ficará conectado aos seus investimentos e poderá aproveitar as boas oportunidades que surgirem.

Ficou mais fácil perceber que agora é um ótimo momento para investir, não é? A alta do dólar, o aumento da gasolina e os rumos da economia chinesa podem influenciar bastante o mercado financeiro. Mas isso não quer dizer que você vai perder dinheiro. Um investidor experiente sabe aproveitar as oscilações do mercado para potencializar seus ganhos.

Não perca a chance de fazer parte do time vencedor. Comece a investir e turbine seus investimentos!

Ficou interessado em investir, mas ainda tem dúvidas? Deixe suas perguntas aqui nos comentários!

Autora: Ana Cláudia Inez, é graduada em Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Integrante da equipe de marketing do Toro Radar, é responsável pela comunicação e relacionamento da empresa com parceiros em todo o país.