Meu Dinheiro
Meu Dinheiro - Controle Financeiro Pessoal e Empresarial

Como as notícias influenciam seu bolso?

Como as notícias influenciam seu bolso?

Hoje estamos publicando um artigo muito bacana criado pela equipe do Toro Radar, parceira do Meu Dinheiro. Esperamos que gostem.

Não importa se você é um investidor profissional do mercado de ações ou apenas deixa um dinheirinho na poupança para emergências. Os acontecimentos econômicos possuem uma grande influência no seu cotidiano, desde o preço que você paga no pãozinho até na hora de decidir como investir dinheiro.

Mas, uma coisa que pouca gente sabe é que as notícias não influenciam diretamente o mercado, mas sim a decisão dos investidores. Essas sim podem mudar o nosso dia a dia. Continue lendo esse artigo para entender melhor como isso acontece e lembre-se de deixar um comentário com sua opinião sobre o assunto!

Ação e reação

Vamos supor que você vê em algum noticiário econômico que uma empresa da área de educação está negociando a compra de um de seus concorrentes. A primeira coisa que um investidor novato pensa é “as ações devem subir, uma vez que essa aquisição pode tornar a empresa compradora ainda maior”.

Já um investidor mais experiente poderia pensar diferente. A compra em questão representa um risco para os acionistas, já que o volume de dinheiro que sairá do caixa para realizar a aquisição certamente afetará outras áreas da empresa. Além disso, será que essa aquisição em questão também não influenciará no pagamento dos dividendos (quantia recebida pelos acionistas)?

É justamente essa análise mais criteriosa que diferencia um bom investidor de um aventureiro. Mas, como esse raciocínio afeta o seu dia a dia?

Uma grande cadeia de influências

Quando você vê o Willian Bonner anunciar no Jornal Nacional que o dólar sofreu uma alta histórica, não fica muito claro como isso pode afetar sua vida - a menos que uma viagem à Disney esteja nos planos da família. Se esse não é o seu caso, normalmente você irá ignorar o acontecimento e seguir com sua rotina.

Nos dias seguintes, ao comprar o pão francês na padaria, você percebe um aumento no preço do produto e não entende o motivo. A gente explica: como a alta do dólar representa um Real desvalorizado, o preço de produtos como o trigo sobe e acaba atingindo você, o consumidor final, na hora de pagar a conta.

A mesma lógica se aplica para diversos outros produtos, desde a gasolina que você coloca no carro até o preço da passagem de ônibus. Entender isso é importante para preparar-se para eventuais aumentos, mudando a rotina, optando por produtos similares ou assumindo esse prejuízo no seu orçamento mensal.

Escolhas embasadas para viver melhor

A grande maioria dos brasileiros não se organiza economicamente, vivendo “de salário em salário”, sem entender para onde foi o dinheiro e porque ele não chega até o fim do mês. Essa organização é fundamental para quem deseja melhorar a sua situação financeira e é justamente nas ações cotidianas que conseguimos mudar nossa realidade.

Acompanhar os noticiários, utilizar aplicativos de controle e considerar investir no mercado financeiro são decisões importantes para quem quer acumular patrimônio. Por isso, leia, aprenda e busque os melhores caminhos para alcançar os seus sonhos e de sua família!

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

Autora: Ana Cláudia Inez, é graduada em Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Integrante da equipe de marketing do Toro Radar, é responsável pela comunicação e relacionamento da empresa com parceiros em todo o país.