Como as notícias influenciam seu bolso?

como-as-notícias-influenciam-seu-bolso

Hoje estamos publicando um artigo muito bacana criado pela equipe do Toro Radar, parceira do Meu Dinheiro. Esperamos que gostem.

Não importa se você é um investidor profissional do mercado de ações ou apenas deixa um dinheirinho na poupança para emergências. Os acontecimentos econômicos possuem uma grande influência no seu cotidiano, desde o preço que você paga no pãozinho até na hora de decidir como investir dinheiro.

Mas, uma coisa que pouca gente sabe é que as notícias não influenciam diretamente o mercado, mas sim a decisão dos investidores. Essas sim podem mudar o nosso dia a dia. Continue lendo esse artigo para entender melhor como isso acontece e lembre-se de deixar um comentário com sua opinião sobre o assunto!

Ação e reação

Vamos supor que você vê em algum noticiário econômico que uma empresa da área de educação está negociando a compra de um de seus concorrentes. A primeira coisa que um investidor novato pensa é “as ações devem subir, uma vez que essa aquisição pode tornar a empresa compradora ainda maior”.

Já um investidor mais experiente poderia pensar diferente. A compra em questão representa um risco para os acionistas, já que o volume de dinheiro que sairá do caixa para realizar a aquisição certamente afetará outras áreas da empresa. Além disso, será que essa aquisição em questão também não influenciará no pagamento dos dividendos (quantia recebida pelos acionistas)?

É justamente essa análise mais criteriosa que diferencia um bom investidor de um aventureiro. Mas, como esse raciocínio afeta o seu dia a dia?

Uma grande cadeia de influências

Quando você vê o Willian Bonner anunciar no Jornal Nacional que o dólar sofreu uma alta histórica, não fica muito claro como isso pode afetar sua vida – a menos que uma viagem à Disney esteja nos planos da família. Se esse não é o seu caso, normalmente você irá ignorar o acontecimento e seguir com sua rotina.

Nos dias seguintes, ao comprar o pão francês na padaria, você percebe um aumento no preço do produto e não entende o motivo. A gente explica: como a alta do dólar representa um Real desvalorizado, o preço de produtos como o trigo sobe e acaba atingindo você, o consumidor final, na hora de pagar a conta.

A mesma lógica se aplica para diversos outros produtos, desde a gasolina que você coloca no carro até o preço da passagem de ônibus. Entender isso é importante para preparar-se para eventuais aumentos, mudando a rotina, optando por produtos similares ou assumindo esse prejuízo no seu orçamento mensal.

Escolhas embasadas para viver melhor

A grande maioria dos brasileiros não se organiza economicamente, vivendo “de salário em salário”, sem entender para onde foi o dinheiro e porque ele não chega até o fim do mês. Essa organização é fundamental para quem deseja melhorar a sua situação financeira e é justamente nas ações cotidianas que conseguimos mudar nossa realidade.

Acompanhar os noticiários, utilizar aplicativos de controle e considerar investir no mercado financeiro são decisões importantes para quem quer acumular patrimônio. Por isso, leia, aprenda e busque os melhores caminhos para alcançar os seus sonhos e de sua família!

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

Autora: Ana Cláudia Inez, é graduada em Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Integrante da equipe de marketing do Toro Radar, é responsável pela comunicação e relacionamento da empresa com parceiros em todo o país.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Current month ye@r day *

Adicione o email no-reply@blog.meudinheiroweb.com.br aos seus contatos para que as respostas cheguem em sua caixa de entrada