Meu Dinheiro
Meu Dinheiro - Controle Financeiro Pessoal e Empresarial

Controle seus gastos antes que eles controlem o seu orçamento

Controle seus gastos antes que eles controlem o seu orçamento

Essa afirmação pode parecer muito forte, mas é a mais pura verdade. Nós brasileiros não temos a cultura de acompanhar nossas vidas financeiras com a devida atenção. Apesar de todos terem ciência da importância desse controle poucos o fazem, deixando o consumismo falar mais alto.

De acordo com pesquisa realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Paraná), 08 em cada 10 pessoas não têm controle de suas despesas no Brasil. Milhares de brasileiros encontram-se atolados em dívidas das mais variadas, como cartões de créditos, bancos e financeiras. Praticamente 70% de toda a população possui alguma dívida.

Mas o que fazer para mudar isso? Primeiramente é necessário mudar alguns hábitos. Comece a observar quais comportamentos você possui que podem se tornar grandes vilões em sua vida financeira. Anote cada gasto diário por menor que seja e depois faça os cálculos, você irá se surpreender.

Tenha foco, pois ele é o que fará você alcançar seus objetivos. Você já definiu alguma meta? Pode ser, por exemplo, quitar todas suas dívidas e poder conquistar a saúde de suas finanças. Ou então, se não possui dívidas, que tal poder comprar sempre à vista e ter a possibilidade de negociar um bom desconto? Seja qual for seu objetivo, tenha foco e isso fará com que você persista no seu propósito.

Também não podemos deixar de citar a disciplina. Acredito que essa é uma das características mais importantes de quem tem controle das finanças pessoais. Sem ela nada acontece. Você precisa tê-la para respeitar seus orçamentos, não cair no abismo das dívidas e botar a perder o seu objetivo.

Veja algumas dicas práticas para ajudar a controlar seu orçamento

Faça uma avaliação entre seu orçamento e seus gastos mensais. Os gastos nunca podem ser maiores que o seu salário. Isso pode parecer uma coisa simples, mas muitos não têm noção de quanto gastam mediante o salário que recebem.

Evite o uso do cartão de crédito e cheque especial. As taxas de utilização desses créditos são altíssimas, principalmente caso ocorra atraso no pagamento.

Lembre-se sempre de fazer uma reserva para imprevistos, como em caso de doenças, desemprego, acidentes ou então pensando na possibilidade de você precisar fazer uma dívida por alguma emergência.

Economize sempre! Observe ao seu redor, sempre há algo para você economizar, seja aquela luz que não precisa ficar acesa, a torneira que está pingando sem parar, começar a ir trabalhar de ônibus ao invés de carro ou quem sabe até mesmo descolar aquela carona coletiva!

Se for inevitável recorrer aos empréstimos bancários, avalie com cautela. Peça uma simulação das taxas, avalie demonstrativos para ter certeza de como ficarão os valores e não tenha receio de perguntar e calcular tudo.

No caso das dívidas que você já possui o mais importante é não deixar que elas virem uma bola de neve. Procure sempre seu credor para negociar. Eles possuem grande interesse em conversar para receber seus débitos. Hoje já existem até eventos específicos para negociações de dividas onde os credores estão abertos à negociação oferecendo grandes descontos.

Na hora de comprar algo avalie a necessidade desse consumo. O que você quer é realmente necessário? Se resposta for sim, procure sempre comprar a vista. Pois, com o dinheiro na “mão” o seu poder de negociação aumenta e você terá a possibilidade de barganhar bons descontos.

Busque conhecimento para melhorar sua educação financeira. Se você perceber que possui certa dificuldade em administrar sua vida financeira, procure ajuda. Atualmente já existem várias ferramentas que vão lhe auxiliar neste controle, desde aplicativos de celular até empresas especializadas no segmento.

Guarde uma parte do seu orçamento para seu futuro. Pode parecer prematuro pensar nisso agora, mas se você quer ter um aposentadoria tranquila sem depender da previdência atual é bom já começar a pensar o quanto antes.

Com essas dicas você estará a caminho de conquistar a tão sonhada saúde financeira.

Autoria: Érika Reis, 35 anos é formada em Processos Gerenciais e atua como Gerente de Relacionamento na Toro Radar e acompanha diariamente investidores em todo o Brasil. É responsável por garantir que a primeira experiência do investidor com o Mercado Financeiro seja positiva. Também escreve artigos sobre investimentos, empreendedorismo e temas afins.