Meu Dinheiro
Meu Dinheiro - Controle Financeiro Pessoal e Empresarial

Como economizar dinheiro comprando pela internet

Como economizar dinheiro comprando pela internet

Hoje em dia, quando você decide comprar alguma coisa, você não precisa mais se preocupar com a parte desagradável: lojas cheias, filas, trânsito e na maioria dos casos acabar pagando mais caro por tudo isso. Sem sair de casa, compra-se tudo com um clique. O mercado de vendas online tem se expandido continuamente e é, muitas vezes, a melhor opção, já que é possível comprar o que se deseja diretamente de casa — por um preço melhor. Mas então você se lembra dos casos em que um conhecido pagou e não recebeu, ou do outro que ao abrir a embalagem teve a infeliz surpresa de encontrar um tijolo no lugar do seu videogame novo — é aí que a desconfiança aumenta e a ideia de enfrentar as filas ganha força.

Para economizar seu tempo e o seu dinheiro nós preparamos um guia com 6 passos para uma boa compra online que terminará com o seu produto entregue, sem nenhuma surpresa desagradável. Vamos começar?

1. Assim como não compramos de um desconhecido na rua, não se compra de um desconhecido na internet. Verifique a procedência!

Quando precisamos de algum produto e resolvemos comprá-lo na internet, a primeira coisa que nos atrai é um preço em conta. Encontrada a oferta tentadora com um preço muito baixo, sentimo-nos como quem encontrou um tesouro e ficamos tentados a adquiri-lo. É preciso cuidado. Não deixe o impulso de uma oferta tentadora te enganar. Verifique sempre a procedência de quem está vendendo. Existem sites reconhecidos em comércio virtual, oriundos de grandes nomes do mercado de vendas tradicional — esses são sempre uma boa escolha. Agora, se você deseja comprar em locais que disponibilizam ofertas de várias pessoas diferentes, fique atento às qualificações que o vendedor recebeu e aos comentários dos compradores anteriores. Uma boa pesquisa evita um grande transtorno.

2. Você quer comprar, muitos querem vender. Aproveite a competição e compare os preços

Um dos maiores benefícios da compra pela internet é que não há uma restrição de onde se pode comprar. Existem milhares de lojas virtuais vendendo os mesmos produtos e essa é a melhor chance de encontrar um ótimo preço. É a mesma coisa que se faz ao ir aos supermercados: compra-se no que tem a melhor oferta. Não há diferença online — a não ser pelo maior conforto. Isso, é claro, seguindo o primeiro passo.

3. Achado o produto certo com o preço certo, o próximo passo é pagar. Mais precisamente: como pagar

Depois de seguir os dois primeiros passos você encontrou um vendedor de confiança pedindo um valor adequado. Ainda não é hora de se deixar enganar: o pagamento pode lhe reservar algumas surpresas. Conforme o método escolhido, alguns sites cobram taxas de juros — geralmente sobre o parcelamento. No fim, o preço final pode sair igual ou maior que em outros lugares. Verifique se a forma de pagamento desejada por você compensa na situação e se em outras lojas o conjunto da obra não é mais vantajoso.

4. Nas compras pela internet você não sai com o produto em mãos. E a entrega faz muita diferença!

Esse é provavelmente o maior motivo pelo qual as pessoas ainda têm resistência em comprar online. A satisfação de ter o que você comprou em sua posse é grande, mas nem sempre compensadora. Na compra através da internet o seu produto terá que ser enviado até você por meio de uma transportadora — um processo que tem custos. Na maior parte das vezes o frete é repassado ao comprador e pode ocorrer do seu valor ser maior do que o do próprio produto. Acontece, também, de existirem ofertas em que o transporte da mercadoria é gratuito. O segredo é ficar atento aos prazos de entrega e aos preços, colocando tudo na balança. Dê preferência ao frete grátis, mas certifique-se de que o tempo de espera é tolerável.

5. Os passos foram seguidos e você está a um clique de fazer uma ótima compra. Mas você tem certeza disso?

Se você tiver feito o que foi dito nos quatro passos anteriores, certamente fará uma boa transação — em questão de vantagens. No entanto, só existirá um ganho real caso o que você esteja prestes a adquirir seja algo bem pensado e calculado dentro das suas finanças. Comprar por impulso pode causar um problema difícil de ser resolvido, por isso o controle das próprias economias e a consciência do impacto das suas decisões são vitais para que nenhuma dor de cabeça venha te incomodar no futuro — e essa dor não é do tipo que se resolve com analgésico.

Esses são os nosso 5 passos para economizar dinheiro (e tempo!) comprando pela internet. E então, leitor, está mais confortável para comprar online agora? Deixe sua opinião e experiências nos comentários para que possamos ajudar com outras dúvidas!