Meu Dinheiro
Meu Dinheiro - Controle Financeiro Pessoal e Empresarial

Como garantir seu futuro através da renda fixa e ainda investir em ações com o mesmo capital

Como garantir seu futuro através da renda fixa e ainda investir  em ações com o mesmo capital

Já pensou se você pudesse ter seu futuro garantido investindo na renda fixa com taxas espetaculares e ainda assim aproveitar as oportunidades da Bolsa de Valores, e isso sem precisar resgatar seu capital? É isso mesmo! Você pode realizar uma aplicação na renda fixa, (como em um CDB ou comprando títulos do Tesouro), e, utilizar este capital já aplicado para operar na Bolsa de Valores simultaneamente. Desta forma você pode aproveitar as oportunidades que o Mercado tem oferecido.

Abaixo vamos te explicar tudo o que você precisa saber para não ficar de fora desta oportunidade.

Encontre as melhores taxas na renda fixa e fuja da poupança.

Atualmente, neste cenário de instabilidade política e econômica, notícias cada dia mais surpreendentes sobre a corrupção e uma crise que não demonstra sinais de trégua, é comum que os investidores e, principalmente, pessoas que pensam em começar a investir para garantia de uma aposentadoria mais tranquila ou para realização de um sonho tenham muitas dúvidas e receios sobre como e por onde começar.

É normal que todos nós tenhamos a intenção de buscar investimentos que nos tragam a maior rentabilidade possível, mas é mais normal ainda que tenhamos receio quando se trata de “como” e “aonde” aplicar o capital. Já que na maioria das vezes é um dinheiro que não caiu do céu e é, justamente, o que poderá assegurar uma tranquilidade futura.

Já é de conhecimento notório que, para buscar o sucesso nos investimentos, a primeira medida necessária é deixar de lado aquele investimento na poupança e buscar opções que te darão uma rentabilidade bem maior e com a mesma garantia. Assim, tratando-se de um investidor que busca maior segurança e baixo risco, sem dúvida, as recomendações dos principais analistas de mercado serão opções na renda fixa. Isso incluirá CDB e o Tesouro Direto, opções que permitirem que o investidor utilize o mesmo capital aplicado nestes produtos para operações na Bolsa de Valores, caso ele queira buscar uma oportunidade com maior possibilidade de retorno na renda variável.

As principais corretoras do país, hoje, já oferecem uma grande variedade de produtos de renda fixa, como é o caso do CDB. Esse tipo de investimento pode ser de diversos emissores, em sua maioria Bancos de Investimento que, diferentemente dos grandes Bancos de varejo, possuem opções para o investidor com taxas bem mais interessantes. Isso acontece porque o foco dos Bancos de varejo, nos quais a maioria de nós possui conta corrente, é realizar concessão de crédito, e para tal, ele precisa captar recurso dos investidores, oferecendo taxas pequenas para que a operação seja rentável para o Banco. Resumindo, ele precisa pegar dinheiro com o investidor, oferecendo uma rentabilidade pequena para, em seguida, emprestar aquele mesmo dinheiro a juros maiores e, assim, lucrar com a operação. Daí o conceito do “spread bancário”.

Segurança: eis a questão!

Uma dúvida que geralmente surge na hora de migrar os investimentos da poupança ou sair dos grandes bancos para a renda fixa através das corretoras, é quanto à segurança daquele investimento. Nesses casos é importante verificar com um assessor, na corretora, se o investimento possui garantia do FGC (Fundo de Garantidor de Crédito) - fundo ao qual as instituições financeiras são associadas e garantirá o seu investimento até o valor de R$ 250.000,00 por CPF e por instituição. Ou seja, caso você realize investimentos superiores à quantia mencionada, mas diversifique em diferentes instituições respeitando este limite em cada uma, você terá todo o seu capital aplicado com garantia.

Uma opção que também tem oferecido excelentes resultados, em se tratando da renda fixa, é o Tesouro Direto. Ele, nada mais é do que uma forma que o Governo Federal tem de captar recursos por meio da venda de títulos com a promessa de pagamento de uma taxa que, ultimamente, tem sido bem mais atrativa do que outras opções de investimentos. Uma vantagem do Tesouro é que demanda um pequeno investimento inicial e você poderá ter acesso aos títulos também por meio de sua corretora. Lembrando que este também será um tipo de investimento que servirá como margem de garantia para operações na Bolsa, o que entraremos em detalhes a seguir.

Então como utilizar o valor que tenho aplicado na renda fixa para operações na Bolsa?

É muito simples! Conforme falamos acima, hoje, as principais corretoras oferecem opções de investimentos na renda fixa com excelentes rentabilidades. Quando você aplica por meio delas, aquela aplicação servirá para garantir operações de Day Trade (aquelas em que você compra e vende as ações no mesmo dia) e também operações no Mercado Futuro como Dólar, Índice Bovespa, Milho, Boi Gordo além do S&P 500 (que é o índice composto por 500 das principais ações negociadas nas bolsas norte americanas).

Então, se a sua intenção é ter seu capital aplicado com a garantia da renda fixa, além buscar uma melhor rentabilidade na renda variável e aproveitar as oportunidades da Bolsa, não há melhor caminho que realizar a aplicação através de uma corretora. E você ainda pode utilizar este mesmo recurso como lastro para suas operações.

Controle, economize e invista!

Antes de iniciar seus investimentos é essencial que sua vida financeira esteja devidamente organizada e que você tenha um bom controle financeiro. Com as finanças em dia e bem administradas se torna mais fácil dar os primeiros passos no mercado financeiro. Além disso, buscar informações sobre o mercado e contar com profissionais especializados faz toda a diferença para ter uma boa experiência e resultados positivos a partir de suas aplicações.

Autoria: Bruno Zanon - Toro Radar