Meu Dinheiro
Meu Dinheiro - Controle Financeiro Pessoal e Empresarial

Entenda o que é taxa Selic e como ela influencia na economia e nos seus investimentos

Entenda o que é taxa Selic e como ela influencia na economia e nos seus investimentos

A taxa Selic tem influência direta sobre a economia do Brasil, ela faz diferença em muitas coisas do nosso dia a dia, como juros de empréstimos/financiamentos, controle da inflação, investimentos, por isso é muito importante entender o que é e qual o seu reflexo sobre a economia brasileira.

O que é a Taxa Selic?

De forma simplificada podemos dizer que a Selic é a taxa básica de juros. O Banco Central a define como “a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia para títulos federais”, complexa a definição do governo, não? Parece até que é de propósito. De maneira mais clara, essa taxa tem relação com os títulos públicos. Os títulos públicos ficaram bastante conhecidos com a popularização do Tesouro Direto, um portal de investimentos criado pelo governo para oferecer títulos públicos, que se tornou bastante simples e acessível atualmente. Na prática funciona como um empréstimo que se realiza para o governo, é uma forma do governo obter dinheiro para o seu caixa. O retorno para os investidores vem através do pagamento de juros.

A taxa Selic, nada mais é, do que o valor da taxa de juros  que o governo utiliza para pagar pessoas e instituições financeiras que investiram em seus títulos. Tenha sempre claro na sua mente que quando você compra um título público você está emprestando dinheiro para o governo, a efeito de comparativo quando você compra um título privado, quando realiza um investimento em um ativo do seu banco, você está emprestando dinheiro para o seu banco, é assim que as coisas funcionam.

Como ela funciona?

A taxa Selic é definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central, ou seja, só existe um valor correto e oficial que é atualizado a cada 45 dias. Sua variação existe de modo a tentar controlar a economia. Assim como as pessoas bem informadas, os bancos estão sempre procurando os melhores investimentos possíveis. Então se a taxa Selic aumenta, emprestar  dinheiro para o governo pode se tornar uma ótima opção, ao contrário, quando os valores caem.

Por conta disso, a taxa Selic acaba tendo influência direta na economia, sendo uma ferramenta de controle da inflação, pois quanto mais dinheiro em circulação, maior a inflação e o aumento dos preços, logo se a inflação está alta o governo pode aumentar a Selic, a taxa básica de juros, de modo que menos dinheiro fique em circulação abaixando a inflação.

Quando a inflação está sob controle e a economia pouco movimentada o governo tende a baixar a taxa Selic, desta forma as pessoas e instituições financeiras tendem a tirar o dinheiro de seus investimentos públicos e privados baseados na Selic de forma a investi-los em outras coisas que podem dar melhor rentabilidade, isto faz com que mais dinheiro circule na economia, existe tendência clara nestes casos de aumento de atividade no setor de construção civil, indústria, comércio, empresas de prestação de serviços, assim como geração de empregos de carteira assinada. A baixa dos juros também permite que pessoas comprem mais e empresas realizem mais investimentos visando seu crescimento, visto que o acesso ao crédito, aos empréstimos, fica mais fácil e barato.

Percebeu como mudança numa simples taxa pode mudar completamente o cenário atual da economia do país? Resumindo o objetivo da Selic, é algo bem simples no geral, controlar a economia.

As variações das taxas

Isso significa que é sempre importante estar de olho nas variações da taxa Selic durante um determinado período de tempo.

É possível consultar o valor da Selic no site do Banco Central . Por exemplo, em janeiro de 2018 esse valor foi de 0,58%, um aumento de 0,04% em relação ao mês anterior. Esse pequeno aumento pode indicar uma tentativa do governo de controlar a inflação. Atualmente os  valores estão baixos, atingindo nos menores números desde o início de 2013.

Já no âmbito anual, a previsão em 2018 é uma taxa acumulada de 7%. O valor baixo, significa um bom momento para reaquecimento da economia.

A Influência nos Investimentos

No aspecto mais pontual, como os seus investimentos pessoais, a taxa Selic também tem grande influência.

Na poupança, o investimento mais básico ofertado por um banco, por exemplo, a taxa Selic é usada para determinar os lucros, portanto um aumento no seu valor, aumenta os investimentos. O CDB, Crédito de Depósito Bancário e os LCA, Linhas de Crédito Agrícola e LCI, Linhas de Crédito Imobiliário, também são rendimentos de valor fixo que costumam ser mais rentáveis durante a alta da Selic, eles costumam ser afetados diretamente pela variação da Selic. Lembre-se sempre de avaliar o rendimento descontando a inflação, pois oque importa de verdade é o quanto seu dinheiro rende descontando a inflação.

Viu como taxa Selic é fundamental para entender a economia brasileira, ela influência muitos tipos de investimentos e é um indicativo importante sobre o momento certo de realizá-los .