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#2 Funcionalidades que existem no controle financeiro, mas você não sabia

#2 Funcionalidades que existem no controle financeiro, mas você não sabia

O retorno do nosso primeiro post sobre funcionalidades foi espetacular, agradecemos demais a participação de todos usuários que contribuíram no post anterior. Para quem não acompanhou, na primeira publicação falamos sobre importação de SMS, controle de projetos e resíduo de metas. Além das funcionalidades tratadas na publicação, os comentários estão recheados de dúvidas e funcionalidades que já existem no sistema e que os próprios usuários trouxeram como dúvida. 

É importante frisar que temos uma documentação que explica as funcionalidades que temos no sistema, ela é bem vasta e minuciosa, conta inclusive com animações, tornando tudo mais intuitivo e facilitando o entendimento. Vale a pena parar alguns minutos para se aprofundar no sistema ou para sanar alguma dúvida sobre uma operação específica.

Para a segunda edição levamos em consideração as aberturas de suporte no nosso fale conosco, entendemos que é importante que as dúvidas dos usuários que são sanadas por lá, também sejam compartilhadas aqui, vamos às funcionalidades selecionadas: 

1 - Funcionalidade Básica - Lançamento detalhado

Parece simples, né? Mas um dos líderes de suporte é o tal do Lançamento Detalhado, ele é importantíssimo, diria até que fundamental para o registro de entradas e saídas no controle financeiro. Uma das suas aplicações é para o lançamento de salário, por exemplo, você pode dividir todos os benefícios que aparecem no contracheque nos detalhes do lançamento. 
Vamos ao conceito: Lançamento detalhado são lançamentos cujo o valor pode ser dividido em um conjunto de receitas, despesas e transferências, que podem pertencer a categorias, centros, contatos ou projetos diferentes e geram apenas uma entrada ou saída em uma determinada conta.

Veja no GIF onde encontrar o lançamento detalhado: 
Passe o mouse sobre o botão de lançamento (ícone de +) > Suba o cursor do mouse até Lançamento Detalhado > Clique em Lançamento Detalhado.

Um exemplo prático é o lançamento de juros de um pagamento atrasado, você pode indicar os valores da despesa principal e dos juros separadamente, em categoria específicas e tudo isto num único lançamento. Depois é só excluir o lançamento original.

Dica Bônus - Como exportar um lançamento:

Para exportar um lançamento basta clicar no ícone de status do lançamento para selecioná-lo que será exibida a opção de exportação no canto superior direito da tela. Isto vale para todas as telas do sistema que exibe lançamentos, inclusive tela de busca. Ao selecionar um lançamento também é dada opção de selecionar todos. Lembrando que ao selecionar lançamentos desta forma é possível realizar exclusão em lote, confirmação, conciliação, basta verificar as opções que são exibidas passando o cursor do mouse sobre os ícones das funções disponíveis.

2 - Funcionalidade Intermediária - baixa parcial de lançamentos

Seguindo as opções de lançamento do sistema, uma das funcionalidades citadas nos comentários da publicação passada do usuário Fábio Evandro, foi de baixa parcial de lançamentos. Vamos ao exemplo prático para melhorar o entendimento, vamos supor que fiz um lançamento de R$500,00 reais no sistema, valor total que tenho para receber, mas só recebi parte do dinheiro (R$300,00), e agora? A forma correta de registro no sistema é fazer o lançamento dos R$500,00 e dar baixa parcial dos R$300,00 no próprio lançamento.
Confira no GIF abaixo:

No seu controle financeira fica o registro dos R$500,00, mas disponível apenas os R$300,00 que você recebeu.

3 - Funcionalidade Avançada - Controle de Estornos e Reembolso.

Para fechar, uma dica que não é bem uma funcionalidade do sistema, mas funciona muito bem para quem necessita de controle de estornos e reembolsos. Para quem acompanha os extratos das contas certinho as vezes esbarra na complexidade de registro desses lançamentos, a melhor forma de tratar esses tipos de lançamento, que afetam o seu fluxo de caixa temporariamente, é criando uma conta auxiliar do tipo “outros” no sistema com o nome de “reembolso” ou “retorno”. Dessa forma é só registrar as entradas e saídas como transferência para esta conta e após a conclusão da operação fazer o movimento inverso.

Se por acaso acontecer de uma despesa ou receita que inicialmente não havia previsão de reembolso, ser reembolsada, também há solução. Vá até o lançamento, clique nos 3 pontinhos no final da linha e clique na opção de estorno. Veja no GIF abaixo:

A opção de criar uma conta auxiliar do tipo outros funciona também para controle de empréstimos, um dos nossos colaboradores fez um post no blog esmiuçando o controle de empréstimos dentro do nosso sistema, confira aqui.

Se você gostou das dicas ou tem alguma dúvida sobre os recursos apresentados, deixe seu comentário no final no post. Se tem amigos que também utilizam o sistema, aproveite para compartilhar as dicas em suas redes sociais. Até as próximas dicas.