Meu Dinheiro
Meu Dinheiro - Controle Financeiro Pessoal e Empresarial

6 motivos para perder o medo de investir na Bolsa de Valores

6 motivos para perder o medo de investir na Bolsa de Valores

Mais um excelente artigo enviado pelo nosso parceiro Toro Radar. Recomendamos a leitura.

Quando falamos em Bolsa de Valores, muitas vezes o que está no imaginário das pessoas são investimentos de alto risco e alto valor. Mas o que essas pessoas não imaginam é que o mercado de ações oferece uma enorme gama de opções para todos os tipos de investidores, desde o mais conservador ao mais arrojado!

Essa ideia equivocada a respeito da bolsa causa um medo infundado, que pode estar te fazendo perder grandes oportunidades. E o pior: você pode preferir deixar o seu dinheiro em investimentos de baixa rentabilidade como a poupança ou até mesmo parado, sem rentabilidade alguma.

Verdade seja dita: o medo é um sentimento paralisante, que pode impedir seu sucesso. E ninguém quer deixar uma chance de ouro escapar, não é? Então, vamos apresentar 6 motivos para você perder o medo de investir na bolsa e entender melhor o mercado de ações:

1. Investir na bolsa é mais simples do que parece

Muitas vezes, não saber como investir na Bolsa de Valores é o principal motivo para receio dos iniciantes. Contudo, começar a investir é mais simples do que parece. Com um pouco de esforço para estudar e se informar, você pode se tornar um especialista e realizar excelentes negócios!

2. Diversificação

A Bolsa de Valores vai muito além da compra e venda de ações. Ela oferece um portfólio diversificado de investimentos, que também oferece alternativas como fundos imobiliários, moedas e índices por exemplo.

Sendo assim, é um ótimo lugar para manter uma carteira diversificada de investimentos, também pela grande quantidade de empresas que tem o capital aberto na bolsa. Já imaginou investir em petróleo ou café? Ou ainda ser sócio de gigantes como McDonald’s e Apple? Dessa forma você tem mais opções para aplicar seu capital.

**3. Oportunidades Únicas **

O mercado de ações oferece oportunidades únicas, que você não encontra em outros tipos de investimentos. Um exemplo são os dividendos, oferecidos pela maioria das empresas, que consistem na distribuição de uma parcela dos lucros para os acionistas.

Outro exemplo é a alta rentabilidade dos investimentos, algo muito difícil de se conseguir nos demais tipos de investimentos disponíveis no mercado financeiro.

**4. Dupla rentabilidade **

Você sabia que é possível ter seu dinheiro rendendo duplamente? Você pode usar outros investimentos como margem de garantia para aplicar na bolsa, em um esquema similar ao de um cheque caução.

Seu dinheiro investido no Tesouro Direto, por exemplo, pode ser utilizados como garantia para você operar na bolsa. Dessa forma, com o mesmo montante, você terá a rentabilidade garantida pela renda fixa e poderá ter retornos investindo também em ativos na Bolsa de Valores!

5. Alta Liquidez

Investir na Bolsa de Valores permite que você tenha total autonomia para retirar o seu dinheiro no momento que desejar. Portanto, se você tiver realizado um investimento que está te desagradando, que não está tendo os resultados esperados, ou até mesmo se você deseja vender seus ativos para investir em outros, você pode fazer isso a qualquer momento!

6. A Bolsa é para todo tipo de perfil

Se você pretende se dedicar diariamente aos seus investimentos, acompanhando as flutuações do mercado com o objetivo de encontrar os melhores negócios você pode operar na modalidade chamada de Day-Trade.

Contudo, se você não tem tempo disponível para monitorar os seus investimentos com tanta frequência e também não tem a necessidade de resultados imediados você pode investir a longo prazo.

Há também a modalidade de curto prazo, que não pede tanta dedicação quanto as operações em Day-Trade, mas necessita que você separe algum tempo para monitorar os investimentos, uma vez que consiste em operações que duram de 1 dia a 2 semanas.

Uma vez que o portfólio oferecido pela bolsa é muito diversificado, ela é capaz de oferecer excelentes opções de investimentos para todos os tipos de perfil de investidor. Inclusive, sua carteira de ações pode ser escolhida de acordo com o tempo que você pretende disponibilizar para acompanhá-la.

Viu como é possível realizar investimentos moldados para atender às suas expectativas, sem atrapalhar a sua rotina? Perca de uma vez por todas o medo de investir na bolsa e comece a fazer seu dinheiro trabalhar por você!