Meu Dinheiro
Meu Dinheiro - Controle Financeiro Pessoal e Empresarial

Como começar a investir no exterior

Como começar a investir no exterior

Olá, usuários e leitores do blog. 

O post de hoje é uma contribuição do nosso amigo Roberto Coutinho Machado (Gestor de fundos de investimentos e fundador do Escola da Fortuna) e o assunto tem tudo a ver com uma melhoria prevista para o final do mês de novembro. Por este motivo pedimos gentilmente para que ele escrevesse este artigo. Controle de contas em outras moedas e de ativos estrangeiros serão as principais melhorias previstas para a próxima versão que deverá ser liberada até o final do mês de novembro. Estamos ansiosos para mais essa novidade no Meu Dinheiro =)

Esperamos que gostem. A seguir dicas valiosas para quem está querendo aprender a investir também no exterior. Vamos lá.

Basicamente existem duas formas de você investir no exterior:

1) Comprando as BDRs (Brazilian Depositary Receipts) através de corretoras brasileiras.

2) Abrindo conta numa corretora americana e comprando as ações diretamente por lá;

O que são BDRs

O Brazilian Depositary Receipt (comumentemente traduzido como Certificado de Depósito de Valores Mobiliários) é um título que permite a investidores brasileiros comprarem ações de empresas estrangeiras.

Através de certificados emitidos por instituições depositárias brasileiras, surgem os recibos de ação, que estão atrelados às ações originais sob custódia no país de origem e podem ser comercializados nos mercados de ações do Brasil.

Assim como as ações brasileiras, os BDRs também têm seus respectivos códigos de negociação. Clique aqui para acessar a lista completa de BDRs disponíveis na bolsa de valores brasileira, bem como verificar seus respectivos códigos (também chamados de tickers).

Vantagens de investir diretamente no exterior

Comprar BDRs talvez seja a maneira mais simples de você começar, mas para ter acesso a uma gama maior de ativos é preciso que você invista diretamente por uma corretora americana. Lá no exterior, além de ter muito mais ações americanas disponíveis, basicamente você terá acesso ao mercado acionário mundial, uma vez que as principais companhias do mundo estão presentes nas bolsas de valores dos EUA.

Simplificando sua vida através dos ETFs

A maioria das pessoas não tem tempo (ou falta capacidade técnica) de acompanhar o mercado acionário ou até mesmo estudar as empresas que quer colocar no portfólio de investimentos. Sendo assim, existe um mecanismo muito simples e de baixo custo para se investir de forma diversificada, que são os fundos de gestão passivo chamados de Exchange-Traded Funds (ETFs). Esses fundos possuem o propósito de replicar índices de mercado, como por exemplo o S&P500 nos EUA, ou o Ibovespa no Brasil.

Existe uma forma de você investir em empresas estrangeiras através de um ETF brasileiro cujo ticker é IVVB11. Ou se você quiser investir diretamente no exterior, existem centenas de alternativas em termos de ETFs para todos os gostos. Para saber mais sobre ETFs, baixe o e-book que eu criei especialmente para explorar esse assunto. Clique aqui para fazer o download.

Abrindo conta numa corretora estrangeira

A corretora americana Passfolio permite que brasileiros façam a abertura de contas na plataforma para investir e o site e atendimento é todo em português. Para abrir sua conta clique aqui.

Fazendo a remessa do dinheiro para o exterior

Existe uma plataforma chamada Remessa Online, que faz a remessa do seu dinheiro do Brasil para a corretora no exterior. Para se cadastrar na plataforma basta clicar aqui. Use o código ESCOLADAFORTUNA para ganhar 10% de desconto na taxa de remessa.

Tributação sobre investimentos no exterior

Você deve estar se perguntando quais as regras de IRPF quando você investe diretamente no exterior. Então segue um resumo para você:

  • Se o somatório das vendas de ações (e/ou ETFs) realizadas dentro de único mês não ultrapassar 35 mil reais, há isenção de IR sobre ganho de capital. Caso ultrapasse os 35 mil reais, paga-se 15% sobre o ganho de capital;
  • Os dividendos recebidos de empresas do exterior não são taxados no Brasil, mas há o recolhimento de imposto retido na fonte, lá nos EUA. A alíquota é de 30%.

Lembrando que se você optar por investir em empresas estrangeiras através das BDRs, não existe qualquer regra de isenção para ganho de capital.

Imposto sobre herança

Outra dúvida comum é a respeito de como é tributado o patrimônio no exterior, em caso de falecimento do titular da conta na corretora estrangeira. Nesse caso, há uma isenção de imposto para patrimônios de até 60 mil dólares. Caso você tenha mais do que esse valor, pode valer a pena abrir uma empresa offshore para investir através dela. O imposto sobre herança nos EUA para investidores estrangeiros pode chegar a até 40%.

Autor: Roberto Coutinho Machado (Gestor de fundos de investimento e educador financeiro)

Siga o Escola da Fortuna nas redes sociais (@escoladafortuna) e aprenda mais sobre investimentos no Brasil e no exterior.