Meu Dinheiro
Meu Dinheiro - Controle Financeiro Pessoal e Empresarial

Gastos Supérfluos: Os vilões do seu orçamento

Gastos Supérfluos: Os vilões do seu orçamento

E aí leitores do Blog Meu Dinheiro, primeiramente vou me apresentar, me chamo Gabriela, e recentemente me juntei à equipe do Meu Dinheiro, sendo esse meu primeiro post no blog. Sou uma jovem que durante grande parte da vida escutei o apelido de “zé comprinha”. Depois de analisar minhas próprias atitudes e me tornar disposta a desenvolver novos hábitos, resolvi escrever para ajudar aquelas pessoas que estão perdidas, como eu já estive. Quantas vezes você já não olhou pra sua conta e pensou “Cadê o dinheiro que estava aqui? Eu nem comprei nada!” ou então “Meu dinheiro não rende”. Eu mesma já pensei isso inúmeras vezes. Mas resolvi tentar mudar meus hábitos, isso começou pela descoberta do verdadeiro vilão do meu orçamento que, geralmente, é o de todos nós: os gastos supérfluos. E hoje vim compartilhar alguns dos meus aprendizados com vocês.

Comprar por Impulso

Quem nunca foi ao shopping apenas para dar uma voltinha e voltou com uma um produto que estava na promoção? As compras por impulso representam a principal fonte dos gastos supérfluos. É essencial que, antes de comprar qualquer coisa, façamos as três clássicas perguntas:

  • Esse produto fará falta?
  • Existem alternativas mais baratas?
  • É possível viver sem esse item?

Porém, sejamos sinceros, não é da nossa natureza fazer essas reflexões, normalmente compramos pelo simples desejo momentâneo. Uma pesquisa feita pelo SPC revelou que grande parte das compras feitas por impulso acontece nos supermercados, onde 84,5% dos entrevistados afirmam ceder às compras. Com certeza você já foi ao supermercado pra comprar um pão e saiu cheio de sacolas, é uma realidade comum, porém precisamos sempre refletir: se você não lembrava de um produto, provavelmente ele não estava fazendo falta, ou seja, você não precisa.

Uma excelente forma de evitar compras impulsivas é usar a frase que todos já ouvimos ou falamos -“na volta a gente compra”. Se você viu algo que não planejava comprar e decidiu por impulso que queria, não compre de cara. De uma volta, repense, e até volte no outro dia se possível. Assim conseguimos impedir aquele impulso imediato, e refletir a real necessidade da potencial compra.

**Viver os prazeres reais **

Mas aí você pode se perguntar, assim como eu já me perguntei, então eu vou viver só economizando? Do que vale viver a vida se não for pra aproveitar os prazeres que o dinheiro pode comprar? E eu te digo, você não vai viver só economizando, mas sim vai gastar seu dinheiro com prazeres reais, e não comprando uma blusinha que você não precisa na promoção ou aquele doce depois do almoço que você compra apenas por hábito. O seu prazer vai existir em não passar a vida preocupado se vai conseguir pagar a fatura no final do mês, ou daquela viagem dos sonhos que você vai conseguir fazer com o dinheiro que você economizou.

Se você começar hoje a economizar 150 reais por mês, cortando os seus gastos feitos no impulso, no período de um ano você pode fazer uma viagem de uma semana para os lençóis maranhenses. Ou se você aplicar esse valor durante 2 anos e meio, poderá escolher entre diversos destinos internacionais para conhecer, como Uruguai, Buenos Aires, Bolívia, Chile, Lima, entre outros.

**Estabelecer objetivos financeiros **

É comprovado pela psicologia que criar metas a serem cumpridas com uma data prevista é crucial na realização de qualquer objetivo, para o controle financeiro não é diferente, portanto é preciso estabelecer metas. Como por exemplo, “até maio do ano que vem quero comprar uma moto”, ou então, “em 5 anos quero dar entrada no meu apartamento dos sonhos”, ou até mesmo, “no final desse ano quero ir à Bahia”. Ter objetivos com prazos a serem conquistados serve de incentivo para economizar.

Começar a se controlar financeiramente sem objetivo claro não costuma ser eficiente, já que no fundo da nossa cabeça sempre tem aquela pergunta “estou juntando esse dinheiro pra quê?”, sem a resposta para esta pergunta você pode até conseguir economizar por uma semana, um mês ou até seis meses, entretanto, sem um foco claro, eventualmente a motivação acaba, já que ela não é alimentada por uma conquista futura, ou seja, a realização de um sonho.

Controle suas finanças

Quantas vezes você já não olhou a fatura do cartão e nem lembrava com o que tinha gasto todo aquele dinheiro? Essa é uma realidade muito presente na vida dos brasileiros, como é mostrado na pesquisa do SPC onde 48%dos entrevistados não controlam seu orçamento. Sabe aquelas compras pequenas, de 5 reais aqui outros 10 reais ali, que inicialmente não representam risco ao seu bolso, quando acumuladas esses aparentemente inofensivos gastos geram um grande rombo no planejamento. Assim, é de extrema importância administrar todos os seus gastos. Hoje existem várias plataformas digitais que auxiliam nesse quesito, como por exemplo a plataforma Meu Dinheiro, que é um serviço que possui versão completa e gratuita sendo super fácil de usar, ajudando os usuários a registrar desde de gatos pequenos a gastos mais expressivos, tal como gastos supérfluos ou indispensáveis.

Controlar finanças é questão de hábito, no começo é mais complicado, você provavelmente vai esquecer de registrar algum dado, isso é normal, mas não desista! Estudos comprovam que uma ação deve ser repetida por pelo menos 21 dias para se tornar natural. Ou seja, persista, quando você menos esperar controlar seus gastos será tão natural quanto qualquer outro hábito cotidiano.

Conclusão

Então, meu caro leitor que está comigo até aqui, depois de tudo isso, o que posso te dizer é: corra atrás dos seus objetivos, não se distraia com coisas que não irão fazer muita diferença na sua vida. Não parece fácil, e não é mesmo. Mas também, não é fácil chegar no final do mês e não ter certeza se vai conseguir pagar a fatura, não é fácil ver seu dinheiro escorregar entre seus dedos e sequer saber pra onde ele foi. Então, meu amigo, escolha “seu difícil”, porque de qualquer maneira será. Mude sua vida, se você não fizer por você, ninguém vai! Tenha certeza disso. Desejo todo sucesso do mundo à você, que você consiga alcançar todas as suas metas.

E é claro, se você gostou desse artigo, achou que ele fez diferença pra você, e pode fazer pra sua família ou amigos, compartilhe nas suas redes sociais ou envie o link por e-mail. Me despeço reafirmando, você é capaz!